Copom reduz Selic em 0,25 ponto, para 19,50% ao ano
09/01/2009
BRASÍLIA – Depois de nove altas sucessivas e três manutenções, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) mudou de estratégia e decidiu reduzir a taxa básica de juros. Assim, o juro primário saiu de 19,75% ao ano para 19,50% anuais, baixa de 0,25 ponto percentual. Não foi estabelecido viés para a Selic.
A justificativa do comitê foi a seguinte: “Avaliando que a flexibilização da política monetária nesse momento não compromete as conquistas obtidas no combate à inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 19,50% ao ano, sem viés”.
Desde a reunião de abril de 2004, quando caiu de 16,25% para 16,00%, a Selic não era reduzida. A taxa ficou estacionada neste patamar por mais quatro meses, para, a partir de setembro do ano passado, engrenar uma trajetória de nove altas seguidas. A sequência de elevação foi interrompida em junho de 2005, quando a Selic foi mantida em 19,75% ao ano, movimento que se repetiu nas reuniões de julho e agosto.
O mercado financeiro avaliava como remota a possibilidade de o Copom prolongar a manutenção da Selic em 19,75% ao ano. Ao considerar o contexto de deflação e o arrefecimento da atividade econômica, o mercado convergia para uma redução de 0,25 ponto percentual da Selic.
Assim como em agosto, muitos economistas destacaram que a deflação apurada pelos índices de preços ao consumidor, bem como a redução das expectativas para a inflação oficial deste ano, justificariam o afrouxamento da política monetária. A atividade industrial apurada no mês de julho pelo IBGE, divulgada na semana passada, contrariou as impressões de robustez no desempenho do setor produtivo. O último levantamento indicou queda de 2,5% da produção industrial física, interrompendo quatro meses consecutivos de expansão.
É certo que havia quem esperasse uma redução maior da Selic, de 0,50 ponto. Mas o fato de a Petrobras ter anunciado o aumento dos combustíveis, na sexta-feira, diminuiu tais apostas. Além disso, a idéia corrente entre os analistas era a de que o Banco Central optaria pelo gradualismo na retomada dos cortes da Selic.
O próximo encontro do comitê está agendado para 18 e 19 de outubro. A ata do Copom será divulgada às 8h30 da quinta-feira semana que vem, 22 de setembro.
Fonte:
Valor Economico
14/9/2005