Consumo na Itália fecha 2021 com alta de 46%

27/01/2022

Setor de restaurantes foi o que mais cresceu em relação a dezembro do ano anterior

O Observatório Permanente Confimprese-EY acaba de publicar a mais recente pesquisa sobre os dados de consumo na Itália em dezembro de 2021. Os números fazem comparação com o mesmo período de 2020. Apesar do setor de consumo não estar totalmente recuperado dos efeitos da crise causada pela pandemia da covid-19, os resultados apresentados trazem alguma esperança para a economia do Belpaese: de modo geral, o último mês do ano passado teve alta de 46% em relação a dezembro de 2020 – apesar de ter fechado negativamente em12% quando a comparação é com o mesmo período de 2019.

Dentre os setores analisados pela pesquisa, o setor não alimentar foi o único que encerrou 2021 com índice que recupera o saldo na pré-pandemia, com +20,5% em dezembro de 2021, sendo +19% em todo o ano de 2020, reduzindo a distância em -1,7% em relação aos números de 2019. Os dados ainda mostram que o consumo de produtos domésticos e tecnológicos estão em crescimento quando comparados com os números de dois anos atrás.

A vontade dos italianos em retornar com os hábitos cotidianos antes da covid contribuíram com o fechamento positivo do setor de restaurantes: alta de 22% em 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o setor de roupas e acessórios teve crescimento de 15%.

Setores em queda

Apesar dos índices positivos, tanto o setor de restaurantes, quando o de roupas e acessórios ainda estão longe de retornar aos números pré-pandemia. O primeiro registra queda de 29% e o segundo de 26% em comparação com 2019.

Quanto aos canais de venda, os dados não são estimulantes: o setor de viagens encerrou 2021 com queda de 44% em relação a 2019, enquanto o comércio fechou o ano com saldo negativo de 33% pelo mesmo período.

A pesquisa ainda mostra que os italianos estão valorizando o consumo pela proximidade. Cidades pequenas e periféricas têm recebido mais atenção dos consumidores, fazendo com que elas atinjam 12 pontos percentuais em relação à média do país.

Fonte: Food Community

Imagem: Unplash / Charles Buchler