Consumo de importados no Brasil cai pela primeira vez desde 2009
14/12/2012
SÃO PAULO – Levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que, no 3º trimestre, a participação de produtos importados no consumo dos brasileiros caiu pela primeira vez desde 2009.
Após 10 trimestres consecutivos de alta, o volume caiu 0,2 ponto percentual – para 22,1% entre o 2º e o 3º trimestre deste ano.
Economista da CNI afirma que mercado externo está ruim e, sendo assim, as exportações não decolam (Getty Images) Economista da CNI afirma que mercado externo está ruim e, sendo assim, as exportações não decolam (Getty Images)
O economista da CNI, Marcelo Azevedo, diz que apesar das medidas de estímulo à indústria brasileira adotadas pelo Governo, “ainda não é possível afirmar que as importações continuarão caindo”. Ele fala que enquanto os mercados desenvolvidos estiverem em baixa, a produção dos países asiáticos será desviada para economias em crescimento – como a do Brasil.
Foram avaliados 27 setores, sendo que 12 importaram menos que no trimestre anterior. As indústrias que tiveram as maiores quedas foram: petróleo e biocombustíveis (-2,4 pontos percentuais) e as de farmoquímicos e farmacêuticos (-0,7 pontos percentuais).
Exportações
As exportações da indústria brasileira em relação ao total da produção se mantiveram em 18% no 3º trimestre. Conforme relatou o estudo, a estabilidade deste coeficiente de exportação também é resultado das medidas de desoneração da folha de pagamento de alguns setores e à desvalorização do real desde o início deste ano.
O coeficiente de exportações, porém, ainda está bem abaixo da máxima histórica de 20,7% registrada no segundo trimestre de 2007. "O mercado lá fora está muito ruim, por isso as exportações não decolam", avalia Azevedo.
Fonte:
Info Money