Consumo de energia bate recorde em 2007

09/01/2009

Um relatório da estatal Empresa de Pesquisa Elétrica (EPE) divulgado nesta sexta-feira revelou que o consumo de energia elétrica no Brasil bateu recorde no acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com o documento, os responsáveis pelo aumento da demanda são a indústria e o comércio.

“Isso mostra uma mudança de patamar no Brasil […] é o maior volume de energia consumido dentro da série histórica”, afirmou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim a jornalistas. Em outubro, o consumo de energia elétrica cresceu 6% em relação ao mesmo mês de 2006. Já em relação ao acumulado de 12 meses, o aumento foi de 5% em comparação com o período anterior.

“Esse crescimento é positivo. Se não houvesse aumento, é porque estaríamos em recessão”, avaliou Tolmasquim. “Não há problema de desabastecimento, as distribuidoras estão com energia contratada até 2012, mas vamos fazer mais dois leilões para ajustes de oferta em 2011 e 2012. Não vai faltar energia”, completou, rebatendo as perguntas sobre os riscos do aumento do consumo.

O comércio apresentou aumento de 7,5% no consumo de energia em relação a outubro de 2006, enquanto a demanda residencial cresceu 5,7% e a industrial, responsável por quase metade do total de consumo, 5%. Movida pela agroindústria, a região Centro-Oeste do país teve uma das maiores mudanças de patamar: aumentou seu consumo em 6,3% no acumulado de 12 meses.

Fonte:
Veja