Consumidor brasileiro vê situação pior, mas se mostra confiante
09/01/2009
A confiança do consumidor brasileiro aumentou 1,5% em outubro sobre setembro, para 101,5 pontos, mostrou nesta segunda-feira uma nova pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a FGV, a alta resultou da melhora das expectativas para o futuro. Já o componente de situação atual declinou para 99,3 pontos neste mês, comparado a 100 pontos no anterior.
A avaliação da situação atual da família piorou em outubro. Para 18,3 por cento, ela estava boa, contra 18,5% em setembro. A porcentagem dos consumidores que a consideraram ruim aumentou para 21,7% neste mês, ante 20,7%.
Esse componente subiu para 102,9 pontos em outubro, ante 100 em setembro.
O número de consumidores que estimam melhora da situação econômica elevou-se para 28,3% em outubro, ante 23,8% em setembro. O total dos que prevêem piora caiu para 16,2%, contra 21,3%.
O Índice de Confiança do Consumidor é composto por cinco quesitos da Sondagem de Expectativas do Consumidor e parte do número base de setembro 100. O levantamento ouviu 2.031 consumidores em sete capitais do País entre 1 e 21 de outubro.
Fonte:
Invertia
Terra
01/11/2005