Consórcio da casa poderá ser quitado com o FGTS
21/12/2009
Cerca de 531 mil brasileiros que pagam consórcio da casa própria contam agora com mais uma facilidade para honrar fielmente esse compromisso. A partir do próximo ano, o trabalhador poderá utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar ou abater parte desta dívida. A expectativa é de que esse benefício esteja valendo a partir de fevereiro. Até agora, só era permitido usar o Fundo para dar lances.
A medida foi aprovada esta semana, na última reunião do ano do Conselho Curador do FGTS. A lei que garante esse benefício já havia sido sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de outubro. No entanto, ainda dependia da regulamentação deste grupo para começar a valer.
As regras estabelecidas durante o encontro para o pagamento do consórcio são bem semelhantes às adotadas quando o FGTS é usado em financiamentos de moradias. A representante da CNI (Confederação Nacional da Indústria) no conselho, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, explicou que o fundo poderá ser usado na quitação de até 80% do valor das parcelas. Outra regra é a de que o benefício não deverá ser aplicado se for o segundo imóvel na mesma cidade ou região metropolitana.
Além disso, o pagamento só ocorrerá a cada 12 parcelas do consórcio. “Decidimos seguir a mesma regulamentação do financiamento para manter igualdade nas duas modalidades”, disse. No caso de quitação, o trabalhador poderá usar o valor total do FGTS. O presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), Paulo Roberto Rossi, afirmou que a medida vai estimular as vendas de consórcios.
Cresce o número de consorciados no país
Hoje, no Brasil, são mais de 531 mil consorciados de imóveis. O montante representa 3,4% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2008.
Já em relação ao volume de contemplados, conforme a Abac (Associação Brasileira de Consórcios), houve aumento de 12,2% entre janeiro e outubro de 2008, passando de 50 mil para 56.100 em 2009.
Investimento é alternativa
O Conselho Curador aprovou neste domingo a possibilidade de o trabalhador investir parte do seu FGTS num fundo de investimento que vai financiar obras de infraestrutura previstas no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). O titular da conta vinculada poderá aplicar até 30% dos recursos. O percentual será definido conforme a faixa salarial do empregado.
Inicialmente, o Governo colocará à disposição R$ 2 bilhões em cotas para compra com o FGTS. O gerenciamento do sistema será da Caixa.
No início do mês, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que essa possibilidade estará à disposição a partir de março.
fonte:
rede bom dia