COMUNITÀ – o musical
09/01/2009
Um grande espetáculo com os clássicos da música italiana
A reunião dos clássicos da música romântica italiana dos anos 50 e 60 são entrelaçadas por uma história que revela a participação da comunidade italiana no mundo dos jornais brasileiros, principalmente na sua distribuição. Essa é a essência de Comunità, musical de Cláudio Magnavita, que estreou no dia 06 de maio no teatro Itália e traz como pano de fundo o relato da imigração italiana para o Brasil no pós-guerra. Aborda também a influência desses imigrantes, na maioria calabreses, no dia a dia dos jornais que circulavam na capital do país na década de 50.
A peça, que estreou em março de 2003 no Rio de Janeiro e foi assistida por mais de 100 mil pessoas, ganhou uma nova montagem para a sua temporada em São Paulo. Novas canções e arranjos foram integrados ao espetáculo, realizados pelo Maestro Marconi Araújo, maestro da versão brasileira de “Les Miserables”. A nova montagem respeitou a acentuada presença italiana em São Paulo e incluiu uma nova concepção de cenário, figurino, um número maior de atores e músicos, além da direção de Jarbas Homem de Mello, o mesmo diretor de “Constellation”. O elenco paulistano de Comunità reúne atores/cantores que participaram de montagens como A Bela e a Fera, Les Miserables e O Mágico de Oz. São eles: Frederico Silveira, Mariana Elisabetsky, Lôvvie, Simone Gutierrez, Alessandra Linhares, Luiz Araújo, Adriano Fanti, Heloísa de Palma, Jonatan Mota, Leonardo Leite, Lorenzo Martin, Guilherme Terra e Carlos Martin.
A história é centrada no drama do personagem Martino, um calabrês de “Paola” de origem humilde, sem recursos e sem perspectiva profissional em um país devastado pela guerra, que resolve lutar para conquistar a sua amada, Adelina, já que pelas suas condições financeiras foi rejeitado pela família da amada. Martino é forçado a deixar a sua cidade, a sua terra, os seus amigos, e parte para uma aventura em uma terra distante, estranha e com outra língua, com o objetivo de ganhar dinheiro no Brasil e estabelecer um padrão de vida que permita a família de Adelina a aceitá-lo como pretendente. Ele recebe de Adelina o prazo de dois anos para retornar à Itália com condições de desposá-la. A trama é embalada pelos grandes sucessos do período em que a música italiana esteve no auge da sua popularidade como “Che Sará, Il Mondo, O Mio Signore, Canzone Per Te, Datemi um Martelo, Al Di La, Dio Come Ti Amo e Per Amore”, entre outras.
O espetáculo valoriza um dos grandes símbolos de São Paulo cumprindo sua temporada no teatro Itália , localizado no Edifício Itália, um dos marcos da presença da comunidade italiana local. A escolha do teatro, além de legitimar o conteúdo do musical Comunità, serve como referência imediata pela sua localização nobre e contribui para a valorização do centro da cidade.
COMUNITÀ – O MUSICAL
Quinta e Sábado às 21h, Sexta às 21h30 e Domingo às 20h
Preços: Quinta R$ 40,00, Sexta, Sábado e Domingo R$ 60,00
Local: Teatro Itália
Av. Ipiranga, 344 – Edifício Itália
Bilheteria: 3257-9092
* Os associados da Câmara Ítalo-Brasileira tem 20% de desconto.