Com maior retração no PIB desde 1999, UE entra em recessão
13/02/2009
Veja também:
Em recessão, Alemanha tem maior retração desde 1987
Em recessão, Espanha sofre maior queda do PIB em 15 anos
G-7: França quer maior controle sobre fundos de risco
De olho nos sintomas da crise econômica
Também nesta sexta-feira, 13, o PIB da Alemanha, maior economia da zona do euro, apresentou, no quarto trimestre do ano passado, sua maior contração desde o primeiro trimestre de 1987, pressionado pela forte redução das exportações e dos investimentos em maquinário. O PIB alemão declinou 2,1% em relação ao terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas, já ajustados aos efeitos sazonais e do calendário. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, o recuo foi de 1,7%.
A economia portuguesa também entrou em recessão no segundo semestre de 2008, revelam dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal. No quarto trimestre, o PIB registrou contração de 2% em relação ao terceiro trimestre e desacelerou 2,1% ante o mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre, o PIB português caiu 0,1% em comparação ao segundo trimestre.
O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália registrou contração de 1,8% no quarto trimestre do ano passado em relação ao terceiro, a maior queda desde 1980, após declínio de 0,6% no trimestre anterior, informou o escritório de estatísticas Istat. Em comparação ao quarto trimestre de 2007, o PIB da Itália caiu 2,6%, também a maior contração desde 1980.
Na última quinta, a economia da Espanha registrou em 2008 a mais acentuada queda da atividade em 15 anos, jogando o país em uma recessão pela primeira vez desde 1993, à medida em que a crise financeira desmantelou o boom do setor de construção e os gastos dos consumidores.
As informações são da Dow Jones.
Fonte:
Estadão.com.br