CNI: investimento não acompanha a produção
30/10/2009
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quinta-feira que a produção cresceu no terceiro trimestre após três trimestres seguidos de queda. O emprego na indústria seguiu a mesma tendência da produção e esses dois indicadores ficaram com pontos acima da linha divisória dos 50. Pela metodologia utilizada, acima de 50 pontos a avaliação dos indicadores é boa e abaixo, é ruim. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa que foi realizada no período de 30 de setembro a 23 de outubro deste ano e ouviu 1.418 empresas, sendo 819 pequenas, 401 médias e 198 grandes.
Em relação à utilização da capacidade instalada, a sondagem revelou um aumento no terceiro trimestre, mas destacou que ficou ainda abaixo do que foi apurado no mesmo período de 2008, quando a economia ainda não sofria os efeitos da crise financeira internacional.
Apesar do crescimento da produção, os investimentos no setor industrial ainda não se recuperaram e enfrentam alguns obstáculos para voltarem aos níveis de antes da crise econômica mundial, como oferta de crédito, segundo o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Fonte:
Monitor Mercantil