CIA inclui Brasil entre as futuras potências

09/01/2009

Dentro de 15 anos, o Brasil poderá ser uma das novas potências econômicas do mundo, ao lado de China, Índia e Indonésia. Essa previsão faz parte de um relatório do Conselho de Inteligência Nacional dos Estados Unidos (NIC), órgão ligado à CIA, agência de inteligência do país, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Globo, que teve acesso ao documento.

Na avaliação dos pesquisadores americanos, os países emergentes deverão se fortalecer, inclusive como bloco de aliados, e, ao mesmo tempo os Estados Unidos deverão ter sua hegemonia enfraquecida. A influência cada vez maior China e Índia são apontadas como fatores decisivos para as mudanças que marcarão a “ruptura definitiva de algumas instituições e práticas pós-II Guerra”.

‘Vibrante’ – O Brasil, diz o relatório, continuará sendo um parceiro natural dos Estados Unidos e da Europa, mas também ganhará força com a aliança com os chineses e indianos. O documento, que será lançado oficialmente nesta semana, atribuiu ao país uma “vibrante democracia, economia diversificada e população empreendedora, grande patrimônio nacional e sólidas instituições econômicas”.

Revista Veja