China será segundo maior consumidor de veículos do mundo em 2006
09/01/2009
Pequim, 10 abr (EFE).- A China pode se tornar em 2006 o segundo maior consumidor de automóveis do mundo, com vendas de 4 milhões de unidades, segundo previsão da Associação de Fabricantes de Automóveis chineses, informa hoje a agência “Xinhua”.
Cerca de um milhão de veículos de passeio foram vendidos no país durante o primeiro trimestre do ano e a maioria dos fabricantes teve um aumento de mais de 60% das vendas neste período.
Parte deste sucesso de vendas é atribuído à medida lançada pelo Governo no dia 1º de abril para fomentar a compra de carros pequenos de baixo consumo e que taxa fortemente veículos maiores.
A montadora Xangai General Motors, a empresa mista que a gigante americana tem na China, vendeu 89.513 veículos nos três primeiros meses do ano, seguida de perto pela Xangai Volkswagen, que vendeu 86.474 unidades.
As vendas da chinesa Chery chegaram a 70.438 automóveis.
Em 2005 foram vendidos mais de 3 milhões de veículos na China, número que os analistas prevêem que deve aumentar este ano e que colocará o país atrás apenas dos Estados Unidos, ultrapassando o Japão.
De 2000 a 2004, a produção automobilística na China dobrou, chegando a 13,64 milhões de unidades, segundo números do Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional.
Fonte:
uol Economia