Celular é o campeão de reclamações no Procon-SP

09/01/2009

Agencia Estado
O aparelho celular foi o item com o maior número de reclamações registradas na área de Produtos da Fundação Procon-SP durante o primeiro bimestre de 2007. Das 8.348 reclamações, 859 foram relativas a celulares. Este número representa um crescimento de 141,97%, se comparado com o mesmo período de 2006.

As principais reclamações dos consumidores foram em relação a danos ou defeitos no produto, à abrangência/cobertura do aparelho e à falta de peças de reposição. Segundo os analistas do Procon, após as reclamações, os consumidores ainda enfrentam problemas com a assistência técnica autorizada – que não sana o problema do aparelho dentro do prazo estipulado por lei (30 dias)- e precisam retornar pouco tempo depois porque o aparelho apresenta o mesmo vício.

O balanço dos três primeiros meses do ano registrou um aumento de 34,82% no número de reclamações das sete áreas – produtos, serviços essenciais, serviços privados, assuntos financeiros, saúde, alimentação e habitação – na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. As reclamações passaram de 6.192, em 2006, para 8.348 neste ano. As reclamações na Área de Produtos também cresceram de 1.572, no primeiro trimestre do ano passado, para 2.325 nos primeiros três meses do ano. Isso representa um aumento de 47,90%.

Fonte:
A Tarde