Camex aprova cota adicional de importação de trigo com tarifa zero

30/10/2013

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (30) a resolução da Camex que concede uma cota adicional de 600 mil toneladas para importação de trigo em grão, até 30 de novembro deste ano, com tarifa zero. A alíquota normal do imposto de importação para o produto é de 10%.

"A ampliação da cota [com tarifa zero] foi motivada pela escassez do produto nos mercados brasileiro e argentino. Produtores dos dois países tiveram perdas nas safras de 2013 e 2014, devido a problemas climáticos. A Argentina era o principal fornecedor externo de trigo para o mercado brasileiro", informou o Ministério do Desenvolvimento.

O governo lembra que, em abril deste ano, a alíquota do trigo em grão foi reduzida de 10% para zero, para uma cota de 1 milhão de toneladas. Em função dos problemas com as safras no Mercosul, o prazo tem sido estendido e a cota ampliada. Com a decisão de hoje, o total autorizado para importação com redução tarifária em 2013 chega a 3,3 milhões de toneladas, acrescentou o MDIC.

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior informou ainda que continuará a acompanhar a "evolução do mercado de trigo" e a "monitorar seus efeitos na economia, com a preocupação de resguardar também os interesses dos agricultores brasileiros".

 

Fonte:
G1