Brasil tem quarto maior índice de confiança empresarial do mundo

05/01/2009

Em queda no mundo todo, a confiança empresarial segue alta nos países emergentes, incluindo o Brasil. O país ficou em quarto lugar em pesquisa realizada com 7 mil empresas de capital fechado em 36 países pela auditoria e consultoria Grant Thornton International.

Os resultados completos só serão divulgados hoje, mas o índice de otimismo no mundo caiu de 40% positivo em 2007 para 16% negativo em 2008. Os países em que as empresas estão mais pessimistas são Japão (-85%) e Espanha (-65%). A região mais pessimista é a União Europeia, com -38%, enquanto Ásia (39%) e América Latina (11%) seguem em alta, embora inferior a 2007.

Há localidades em que a mudança de humor foi drástica. É o caso de Hong Kong, que saiu de um índice de otimismo de +81% em 2007 para -49% em 2008 – a forte presença do setor financeiro em Hong Kong, duramente afetado pela crise econômica, explica a queda na confiança dos empresários da região. O estudo sobre índice de confiança das empresas de capital fechado é realizado pela auditoria desde 2003.

– A pesquisa mostra polarização. De um lado, os emergentes mais otimistas e de outro, os países ricos menos confiantes – explica Mauro Terepins, presidente da Terco Grant Thornton, subsidiária no Brasil.

Mais do que à condição de maior produtor mundial de diamantes, Botsuana deve a segunda colocação a uma década de rápida expansão, com bom aproveitamento da receita da mineração. O país do sul da África cresce acima de 5,5% desde 2004.

O otimismo geral nos emergentes é atribuído ao fato de que seus mercados domésticos ainda estão embalados, enquanto nações ricas se preparam para um ajuste difícil.

Os primeiros
Índia 83%
Botsuana 81%
Filipinas 65%
Brasil 50%

 

Fonte:
Zero Hora