Brasil registra recorde de produção de petróleo em janeiro

05/03/2012

SÃO PAULO, 5 Mar (Reuters) – O Brasil registrou um recorde de produção de petróleo em janeiro, atingindo 2,23 milhões de barris em média por dia, alta de 5,1% ante o mesmo mês de 2011, segundo relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgado nesta segunda-feira (5). 

Em relação a dezembro passado, a alta foi de 0,8%. 

Já a produção de gás natural foi de 71,1 milhões de metros cúbicos (m³/d), 7,3% a mais que o mesmo período do ano anterior e 0,3% contra dezembro. 

A produção média de petróleo e gás natural no Brasil foi de aproximadamente 2,67 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), informou o relatório. 

Dentre os campos em operação, o Marlim Sul, da Petrobras,  registrou a maior produção tanto de petróleo quanto de gás natural, com um aumento de 53,7 mil boe/d ante dezembro. 

Os poços ligados à plataforma P-56 representam 89% deste crescimento, disse a ANP. 

De maneira geral, os campos de petróleo operados pela Petrobras respondem por 91,6% da produção de petróleo e gás no país.  

Cerca de 92% da produção de petróleo e 76% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.  

Pré-sal    

A produção do pré-sal em janeiro foi de 152,3 mil barris de petróleo por dia. O volume é cerca de 9% a menos que em dezembro de 2011, devido ao fim de testes de produção em poço no campo de Jubarte. 

Dos oito poços produtores de reservatórios do pré-sal, sete estão entre os 30 poços com maior produção total, em barris de óleo equivalente   

 

Fonte:
Reuters