Brasil produz menos açúcar e mais etanol com atual safra de cana

09/01/2009

A produção de açúcar na região Centro-sul do Brasil diminuiu quase 11% na colheita de cana deste ano, enquanto a de etanol cresceu 6,15%, o que confirmam a tendência de uma safra mais voltada para o álcool, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Em comparação com a anterior, os números da safra atual ainda em andamento indicam que há um crescimento de 5,19% na quantidade de cana moída até agora.

Os números registrados até 1º de junho apontam que cerca de 61,6% da cana-de-açúcar processada foi destinada à produção de etanol e 38,4% para a de açúcar.

Entretanto, a quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana foi 6,02% menor que o período anterior, entre 2007 e 2008, devido às condições climáticas que prejudicaram a maturação das plantas.

Segundo a Unica, a demanda de álcool no mercado interno continua aquecida com vendas mensais superiores a 1,5 bilhão de litros de etanol, que é mais barato que a gasolina, principalmente por causa do aumento da frota de veículos flex.

As vendas de etanol cresceram 31,6% até o final de maio em comparação com os cinco primeiros meses de 2007. As exportações do produto só nos últimos dois meses chegaram a 600 milhões de litros, 59% a mais que no mesmo período do ano passado.

Fonte:
Último Segundo