Brasil poderá ‘plantar óleo diesel’, diz diretor da Petrobras
09/01/2009
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira o desenvolvimento de uma nova tecnologia pioneira no mundo para a produção de óleo diesel vegetal, obtido a partir de sementes como a do óleo de soja, da mamona e da palma. O novo óleo será adicional inicialmente em um percentual de 10% ao óleo diesel vegetal, reduzindo a dependência brasileira ao diesel mineral importado em até 250 mil metros cúbicos por dia.
A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em entrevista coletiva. Segundo Costa, o H-Biodiesel já vem sendo testado na Regap (refinaria Gabriel Passos), em Betim, Minas Gerais e consiste na utilização do óleo vegetal como insumo para a obtenção de óleo diesel – através da hidrogenação de uma mistura dos do óleo vegetal e corrente de petróleo.
Incluído em um pacote de medidas anunciadas ontem em Brasília pelo governo federal com a finalidade de reduzir a dependência brasileira na área energética a partir da crise com a Bolívia, o H-Bio dá ao Brasil, nas palavras do diretor Roberto Costa, condições de “plantar diesel”.
Paulo Roberto Costa afirmou, ainda, que o H-Bio não é um combustível que venha a concorrer com o biodiesel, uma vez que eles se complementarão na cadeia logística de distribuição de derivados no país. “Os dois programas (o do biodiesel e o do H-Biodiesel) são complementares, porque possuímos rotas tecnológicas, áreas geográficas e logísticas de distribuição diferentes. O país vai continuar com o programa do biodiesel e a Petrobras está entrando agora no projeto do H-Biodiesel”.
O diretor de Abastecimento da Petrobras informou que em uma primeira etapa a empresa pretende, já a partir de 2007, adicionar 10% do óleo vegetal no óleo diesel em três das 11 refinarias da companhia. Além da Regap, também estarão inseridas no projeto a Repar, no Paraná, e a Refap, no Rio Grande do Sul.
Fonte:
Agencia Brasil
Diario do Grande ABC