Brasil pede explicações à Rússia por embargo a suas carnes
09/01/2009
O Governo do Brasil pediu hoje explicações à Rússia sobre os motivos que levaram o país a suspender as importações de carnes, medida que representa um duro golpe para os frigoríficos brasileiros.
Segundo informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Defesa Agropecuária enviou um comunicado oficial ao Governo russo pedindo explicações dos motivos do embargo.
A compra de cortes de dez frigoríficos brasileiros foi suspensa pelo serviço veterinário russo na sexta-feira.
A decisão surpreendeu o Brasil, cujos exportadores e representantes do Governo tentam há meses que a Rússia flexibilize restrições impostas desde o final de 2005, quando apareceram cerca de trinta focos de febre aftosa nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A secretaria brasileira explicou que enviou por via eletrônica os certificados sanitários internacionais “de todas as cargas de origem animal exportadas para a Rússia”, para aumentar a segurança das transações.
A partir de agosto todos os certificados sanitários internacionais expedidos pelo Brasil para esse país serão impressos em papel de segurança, “o que diminuirá possibilidades de fraudes nestes documentos”.
A Rússia é o principal cliente mundial das carnes brasileiras, com compras anuais de cerca de US$ 1,5 bilhão, segundo dados da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
Desde março a Rússia tinha ameaçado suspender as compras devido a preocupações relacionadas com a área de saúde animal e a suspeitas de falsificação de certificados sanitários, assim como temores de que o Brasil estivesse escondendo deliberadamente informações sobre doenças em seu rebanho, segundo informações divulgadas oportunamente por meios de imprensa oficiais russos.
Fonte:
A Tarde online