Brasil lidera produção de brócolis, mas consumo ainda tem muito a crescer
09/08/2017
Revista Globo Rural – 9 de agosto de 2017
Brasil lidera produção de brócolis, mas consumo ainda tem muito a crescer
Consumo médio per capita é de 1,04 quilos por ano no país, atrás do Equador, onde a população consome 1,19 quilos por ano por pessoa
POR VIVIANE TAGUCHI, DE ATIBAIA (SP)*
O consumo de brócolis na América do Sul vem crescendo ano a ano e o Brasil ainda é o maior produtor, com 48% do total e 290 mil toneladas por ano (R$ 1,2 bilhão anuais). Em seguida, vem o Equador, com 23%, Peru 9%, Argentina e Chile detém 7% da produção sulamericana e os demais países somam 6% da produção.
Apesar disso, os brasileiros ainda consomem muito pouco brócolis, cerca de 1,04 quilos por ano por pessoa, enquanto no Equador, são 1,19 quilos por ano por pessoa. “Os italianos consomem 7,24 quilos por ano por pessoa, os ingleses 5,4 quilos por ano por pessoa e os americanos, 3,80 quilos por ano por pessoa”, conta o produtor rural equatoriano.
Ferdinando Casabranca, pesquisador italiano, explicou que este significativo consumo de brócolis pelos italianos se dá porque lá existem inúmeras variedades de brócolis, selvagens e cultivados, na região da Sicília sobretudo. “A região mediterrânea é o berço do brócolis”, disse Casabranca. “São tantas variedades que até hoje estamos encontrando exemplares selvagens adaptadas às regiões”.
Casabranca contou que apesar do produto ser original da região mediterrânea, em uma região onde hoje se encontra a Turquia, foi nos Estados Unidos que o brócolis se tornou popular. “Os primeiros cultivos começaram em uma lavoura em San Jose, na California, e com o implemento das ferrovias, os brócolis foram levados a Boston. Com o avanço do consumo e a queda dos casos de câncer, o produto ganhou notoriedade”, disse o pesquisador.
Segundo estudos da Universidade da Catânia, na Italia, o brócolis inserido na dieta foi responsável por reduzir em 49% os casos de câncer de colon e 46% os casos de câncer de próstata no mundo todo.
*A jornalista viajou a convite da Sakata Seeds Sul America
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2017/08/brasil-lidera-producao-de-brocolis-mas-consumo-ainda-tem-muito-crescer.html