Brasil isenta Uruguai do aumento de IPI

28/09/2011

Carsale – Eis que começa mais um capítulo no decreto que aumenta o imposto sobre produtos industrializados (IPI), em 30 pontos percentuais, para carros importados. O governo brasileiro decidiu isentar o Uruguai das novas medidas. Tal compromisso deve entrar em vigor em um prazo de 15 dias.

Em comunicado, o Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira (27) que o Brasil se comprometeu a adotar "no prazo mais breve possível" as medidas necessárias para que os veículos produzidos no país vizinho sejam liberados do aumento do imposto. Inicialmente, escaparam do aumento automóveis produzidos na Argentina e no México.

Quem foi beneficiada

O aumento do imposto atingiu as montadoras chinesas que possuem unidades fabris no Uruguai, e que exportam para o Brasil, como a Lifan e a Chery. A primeira inclusive divulgou a demissão de todos os funcionários da fábrica de San José e a paralisação por tempo indeterminado dos trabalhos feitos por lá.

Outra marca que será beneficiada é a Kia Motors, que produz por meio do sistema CKD (importa as peças e monta os veículos no local) o caminhão Bongo. Esse é o único modelo da marca que era exportado do país vizinho para o Brasil.

 

Fonte:
Carsale