Brasil, Índia e África do Sul defendem retomada da Rodada Doha

15/10/2008

Brasília – A discussão sobre a retomada da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), deve ocorrer durante a 3ª Cúpula do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (Ibas), que começou hoje (13) em Nova Dehli, na Índia. A Rodada Doha, suspensa em julho passado, buscava a lideralização do comércio mundial.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, o Brasil tem se esforçado para buscar soluções que atendam as preocupações da Índia. Além disso, procura uma saída equilibrada para proteger as economias dos países em desenvolvimento. A retomada da Rodada de Doha foi pedida no documento final da 2ª Cúpula do Fórum. Por isso, é  prioridade na lista de discussões do encontro em Nova Dehli. Segundo Baumbach, seria essencial concluir a rodada neste momento para mostrar ao mercado a capacidade de articulação da comunidade internacional e para ajudar os efeitos da crise financeira sobre a economia.

O encontro entre o presidente Lula, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh e o presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, vai ocorrer na quarta-feira (15). Além do debate sobre temas comuns aos três países, os líderes deverão assinar nove acordos trilaterais em áreas como meio ambiente e aviação civil.

 

Fonte:

Agência Brasil