Brasil importa 80% dos softwares que consome

09/01/2009

Segundo estimativa, o Brasil gasta 8 bilhões de dólares por ano em programas de computador. Desse montante, 6,4 bilhões são importados

EXAME Cerca de 80% dos softwares utilizados no Brasil são importados. A estimativa foi apresentada hoje (1º/4) pelo superintendente da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Gastaldoni, no Rio de Janeiro. Ele afirmou que o Brasil consome 8 bilhões de dólares por ano em programas de computador. Desse montante, 6,4 bilhões são importados.

“O setor de software é altamente dinâmico e cresce mais do que qualquer outro ramo. Além disso, é um produto transversal à economia, porque atende a todos os setores econômicos do Brasil, como agropecuária, comércio, indústria e serviços”, afirma Gastaldoni. Por conta disso, a indústria de software virou um setor estratégico dentro da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior lançada no ano passado pelo governo federal, explica ele.

O superintendente do BNDES disse que, apesar de produzir pouco do produto que consome, o Brasil dispõe de de tecnologia e conhecimento para ter uma indústria forte de software. Uma carência que o banco tentará suprir é a falta de financiamento na aquisição para o consumidor final. Em princípio, o banco financiará 1 bilhão de dólares pelo programa Prosoft Comercialização, lançado hoje pela instituição.

Exame
Com informações da Agência Brasil.
1/4/2005