Brasil ganha oito posições em ranking mundial de competitividade
08/09/2009
Do Diário OnLine
O Brasil avançou oito posições no ranking mundial de competitividade, elaborado anualmente pelo WEF (Fórum Econômico Mundial, na sigla em inglês), em parceria com a Fundação Dom Cabral no Brasil. Dentre 133 nações analisadas, o País ficou com a 56ª colocação – no ano passado, ocupava a 64ª.
De acordo com o estudo, o resultado deste ano reflete o bom desempenho durante a crise econômica mundial. O relatório leva em consideração as condições que os países oferecem para que suas empresas consigam competir internacionalmente, a partir de 12 itens, como segurança institucional, infra-estrutura, estabilidade macroeconômica, saúde, educação, mercado de trabalho e sistema financeiro.
Neste ano, o Brasil registrou uma das melhores evoluções entre os 133 países que aparecem no ranking, à frente de todas as nações da América do Sul, com execeção do Chile. Entre o grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o País permanece atrás da Índia (em 49º lugar) e da China (29º), mas passou a Rússia (na 63ª posição) pela primeira vez.
Apesar da melhora no ranking, o estudo aponta que o Brasil ainda possui uma série de deficiências, como falta de confiança na classe política, dificuldades no avanço de reformas estruturais e problemas em educação.
Fonte:
Diário do Grande ABC