Brasil é sétimo mercado consumidor

09/01/2009

O Brasil é o sétimo mercado consumidor do mundo, segundo o relatório State of the World 2004, elaborado pelo WorldWatch Institute, com sede em Washington. O estudo é um balanço das principais pesquisas divulgadas entre outubro de 2002 e outubro de 2003. O público consumidor foi classificado com base na análise do consultor Matthew Bentley, do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, que define como “classe consumidora” as pessoas com poder de compra equivalente a mais de US$ 7 mil por ano. No Brasil, apenas 33% da população está incluída nessa faixa, o que representa 57,8 milhões de consumidores.

Em primeiro lugar no ranking do estudo estão os Estados Unidos, com 242,5 milhões de consumidores efetivos, ou 84% da população do país. A China vem logo em seguida, com 239,8 milhões de consumidores (19% da população), e depois a Índia, com 121,9 milhões de consumidores, ou 12% da população. Entre os dez maiores mercados, o Japão tem a parcela mais significativa da sua população na sociedade de consumo, 95% (120,7 milhões de pessoas), o que lhe dá o quarto lugar no ranking. A Alemanha vem em quinto lugar, com 76,3 milhões (92%) e a Rússia em sexto, com 61,3 milhões (43%).

Investe Brasil (Folha Online/BBC/IB – 9.1.2004)