Brasil e Itália concorrem a Melhor Curta de Cannes

12/04/2016

Filme venceu Urso de Ouro em Berlim neste ano
12 ABRIL, 13:48•SÃO PAULO•ZSG
(ANSA) – O documentário italiano "Fogo no Mar" ("Fuocoammare", no título original), vencedor do Festival de Cinema de Berlim neste ano, chegará aos cinemas brasileiros no próximo dia 28. 
O filme de Gianfranco Rosi foi gravado em Lampedusa, uma das portas de entrada de imigrantes ilegais na Europa e palco de tragédias e naufrágios. 
A ideia do documentário é mostrar os "destinos" daqueles que nasceram e foram criados na ilha e daqueles que chegam em busca de uma nova vida na Europa.
A obra foi filmada em meio à maior crise imigratória das últimas décadas no continente e retrata o tema sob o ponto de vista dos habitantes de Lampedusa.
Dona de praias paradisíacas, a ilha de Lampedusa é um famoso destino de verão, porém, por estar mais perto da África do que da Itália continental, é também uma das principais portas de entrada para solicitantes de refúgio na União Europeia (UE).
Frequentemente, embarcações clandestinas repletas de pessoas naufragam em suas águas e causam grandes tragédias, como a de 3 de outubro de 2013, que fez 368 vítimas.
Rosi, que em 2013 levou o Leão de Ouro de Veneza pelo filme "Sacro GRA", dedicou o prêmio Urso de Ouro aos habitantes de Lampedusa, que "estão sempre abertos a receber quem chega lá". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA