Brasil e Argentina usarão moeda local em comércio em outubro

09/01/2009

ASSUNÇÃO (Reuters) – Brasil e Argentina informaram na terça-feira que começarão a utilizar moeda local para o comércio bilateral a partir de outubro, uma prática que aponta para diminuir custos e facilitar o intercâmbio entre ambos.

O tema foi abordado durante uma reunião em Assunção de chanceleres e ministros de Economia de Brasil e Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, países que integram o bloco.

A iniciativa das maiores economias do bloco será utilizada como um plano piloto para a futura implementação de uma moeda única no bloco, que na terça-feira deu os últimos retoques ao projeto de criação de um banco sul-americano.

“Estamos felizes com nosso acordo com a Argentina. Esperamos que este seja o princípio de uma integração plena”, disse à imprensa o subsecretário de Relações Exteriores do Brasil, Jorge Taunay.

A medida “facilitará o intercâmbio, especialmente as pequenas e médias empresas que não têm uma conexão com o sistema financeiro, porque permitirá reduzir os custos de transações que atualmente são feitas em divisas”, disse o chanceler argentino Jorge Taina.

O sistema de compensação bilateral busca evitar que os exportadores e importadores de ambas as nações tenham que fazer operações de câmbio para suas transações, o que reduziria sua dependência de moedas fortes conversíveis.

Fonte:
Uol Economia