Brasil cai sete posições em ranking de competitividade global
09/01/2009
O Brasil caiu sete posições em um ranking de competitividade global compilado pelo Fórum Econômico Mundial.
A lista, que aponta os 131 países “mais competitivos”, indica que o Brasil passou da 66ª para a 72ª posição e ficou atrás de todos os outros países do grupo conhecido como BRIC: China (34ª), Índia (48ª) e Rússia (58ª).
O Brasil também aparece atrás de outros países da América Latina, como o Chile, que é o primeiro da região no ranking (em 26º lugar), Porto Rico (36º), México (58º) e Colômbia (69º).
Segundo o Relatório de Competitividade Global, que divulga o ranking, o Brasil apresentou um ambiente para negócios “abaixo das expectativas diante da sofisticação de suas empresas”.
Além disso, o país está entre os que registraram baixos índices no indicador “dinamismo”, de acordo com o levantamento do Fórum Econômico Mundial.
OS DEZ MAIS COMPETITIVOS
1º Estados Unidos
2º Suíça
3º Dinamarca
4º Suécia
5º Alemanha
6º Finlândia
7º Cingapura
8º Japão
9º Reino Unido
10º Holanda
Sofisticação empresarial
O relatório, no entanto, aponta que o Brasil possui “várias vantagens competitivas”, como “o grau de sofisticação do setor empresarial, a capacidade de inovação e a facilidade em absorver e adaptar tecnologias do exterior”.
Os Estados Unidos lideram o ranking, seguidos por Suíça, Dinamarca e Suécia. Em último lugar, aparece o Chade.
“Os Estados Unidos confirmam sua posição como a economia mais competitiva do mundo”, avalia o relatório. “A eficiência dos mercados do país, a sofisticação das comunidades de negócios e a capacidade impressionante para inovação tecnológica contribuem para fazer do país uma economia altamente competitiva.”
A lista foi elaborada com base em vários indicadores e nos resultados da Pesquisa de Opinião de Executivos, realizada pelo Fórum Econômico Mundial.
Neste ano, os pesquisadores entrevistaram mais de 11 mil executivos nos 131 países analisados.
Fonte:
Uol Economia