Brasil cai para quinta colocação no mercado automotivo global
18/04/2013
Balanço feito pela Jato Dynamics com base nas vendas de carros no primeiro bimestre mostra que a Índia superou o Brasil e assumiu o quarto lugar entre os maiores mercados automotivos do mundo.
O mercado indiano emplacou 529,6 mil carros nos dois primeiros meses do ano, 10 mil a mais do que o Brasil, que está agora na quinta posição no ranking global da Jato.
A China, com crescimento de 22,3% nas vendas, é, com folga, o maior mercado automotivo do mundo, somando 3,1 milhões de carros emplacados entre janeiro e fevereiro. Para se ter uma ideia da dimensão do mercado chinês, o volume vendido no país asiático em apenas dois meses supera o que o Brasil vendeu em todo o ano passado: 2,8 milhões de automóveis.
Depois da líder China, aparecem na lista os Estados Unidos (2,2 milhões de unidades) e o Japão, cujas vendas totalizaram 854,3 mil unidades de janeiro a fevereiro.
No ranking das marcas, a Toyota voltou à liderança, com 931 mil veículos vendidos nos dois primeiros meses do ano, um pouco acima dos 926,2 mil carros da Volkswagen.
Fonte: Valor