Bovespa dispara após notícia de que país virou grau de investimento
09/01/2009
A notícia de que o Brasil passou a ser considerado grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, divulgada na tarde desta quarta-feira, fez a Bolsa de Valores de São Paulo disparar.
Às 16h45, o Ibovespa, principal indicador do mercado brasileiro de ações, avançava 6,12%, a 67.731 pontos. Caso feche o dia nesse patamar, o mercado brasileiro de ações baterá recorde pela primeira vez no ano.
A obtenção do selo de grau de investimento anima investidores porque alguns fundos internacionais só colocam dinheiro em países que têm esse status.
“No curto prazo gera euforia e no médio prazo a gente vai ter algumas fontes de recursos que não podiam investir em países que não eram ‘investment grade'”, afirma Vladimir Caramaschi, economista chefe da Fator Corretora (saiba como a notícia do grau de investimento repercutiu entre analistas).
EUA: juros e PIB
Contribuíram para agitar as Bolsas de Valores nesta quarta-feira duas notícias vindas dos Estados Unidos. O banco central americano reduziu de 2,25% ao ano para 2% ao ano sua taxa básica de juros.
E o crescimento da economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano surpreendeu analistas. O PIB (Produto Interno Bruto) do país expandiu-se a uma taxa anual de 0,6%, mais que o 0,2% previsto.
Fonte:
Uol Economia
(Com informações de Reuters e Valor Online)