Bolsas na Ásia registram perdas com investidor atento a movimento global dos juros

09/01/2009

SÃO PAULO – A perspectiva de aumento dos juros no cenário internacional derrubou os principais índices acionários na Ásia nesta sexta-feira. Os pregões em Wall Street registraram perdas significativas na quinta-feira por conta dessa expectativa, o que pressionou ainda mais o clima nos negócios asiáticos.

A preocupação dos investidores está relacionada com o impacto do aumento do custo do dinheiro sobre os gastos dos consumidores e lucros corporativos, por conta do encarecimento dos empréstimos.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 declinou 1,52%, aos 17.779,09 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, recuou 1,40%, aos 20.509,15 pontos. Em Seul, o Kospi perdeu 1,47%, aos 1.727,28 pontos. O Shanghai Composite, da Bolsa de Xangai, foi exceção – subiu 0,57%, aos 3.913,13 pontos.

Em Wall Street, os principais índices acionários caíram mais de 1% na última jornada diante de novo aumento no rendimento dos títulos públicos dos Estado Unidos. A continuidade da preocupação com a inflação naquele país e o efeito disso sobre a política monetária aplicada pelo Federal Reserve (Fed) fez o treasury de dez anos superar os 5% anuais ontem, minando o humor dos investidores. O indicador acionário Dow Jones cedeu 1,48% na quinta-feira.

Fonte:
Valor Online
com agências internacionais