Bolsas da Europa sobem com commodities e Fed

09/01/2009

As bolsas européias operam sustentadas pela disparada dos preços do petróleo e dos metais, assim como pela percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) irá cortar o juro norte-americano em decisão a ser anunciada após reunião do comitê nesta semana.

O petróleo superou US$ 93,00 o barril na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) e o ouro ensaia aproximação dos US$ 800,00 a onça-troy. Os metais básicos também sobem. Por conseqüência, as ações das mineradoras sobem, favorecendo o comportamento dos índices acionários em Londres. Outras ações que se encontram no tereno positivo nesta manhã são as das montadoras e dos bancos.

Às 9h17 (de Brasília), o índice FT-100, de Londres, operava em alta de 0,52%; o índice CAC-40, de Paris, subia 0,56%; e o Xetra-DAX, de Frankfurt, ganhava 0,80%.

“O Fed deve reduzir o juro em 0,25 ponto porcentual nesta semana e deixar a porta aberta para novas flexibilizações, uma vez que a correção no mercado imobiliário e os ajustes no mercado de crédito continuam”, disse um especialista. A possibilidade de o Fed cortar o juro alimentou especulações de que o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) poderão acompanhar a autoridade monetária norte-americana.

Montadoras

As ações da Volkswagen subiram 1,9%, diante de informações publicadas na imprensa alemã de que a Porsche considera cindir a companhia em empresas individuais. A Porsche, que detém 31% da VW e deve assumir o controle da companhia em algum momento, negou qualquer interesse nesse sentido. As ações da Porsche subiram 2,1%.

Outros papéis que ganharam foram os da francesa Renault (+3,6%) e da Peugeot (+1,9%). A japonesa Nissan, que tem uma joint venture com a Renault, divulgou lucro operacional no segundo trimestre superior ao previsto e suas ações dispararam 14% em Tóquio. As informações são da Dow Jones.

Fonte:
Agencia Estado