Bolsa tem recorde de alta; Dólar vai a R$ 2,84

19/02/2015

A Bolsa brasileira fechou no maior patamar em dois meses ajudada pelo vencimento de opções sobre o índice Ibovespa e em dia de agenda esvaziada no Brasil. O impasse em torno de uma solução para a crise grega e o boletim Focus mostrando que o Brasil deve ter contração do PIB neste ano fizeram o dólar subir a R$ 2,84.

O Ibovespa fechou com alta de 1,27%, a 51.280 pontos, o maior patamar desde 5 de dezembro do ano passado, quando a Bolsa fechou a 51.992 pontos. Das 68 ações do índice, 62 subiram e seis caíram.

O primeiro pregão após o Carnaval foi mais curto. A Bolsa abriu 13h e fechou no horário normal, 17h. "O vencimento de opções sobre o índice ajudou o Ibovespa nesta quarta, uma vez que no mercado externo não houve grandes novidades em relação à Grécia", afirma Roberto Indech, analista da corretora Rico.

A Grécia anunciou que vai enviar hoje um pedido de prorrogação de um "acordo de empréstimo" por até seis meses, mas a Alemanha, que é o principal suporte econômico da União Europeia, diz que a oferta não foi feita e que o governo grego tem de se ater aos termos de seu atual resgate.

"O acordo se faz 'mister' pelo risco elevado de colapso do sistema financeiro grego, diante da crise de liquidez que o afeta, com a população correndo aos bancos para sacar suas economias", afirma Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, em relatório.

No cenário doméstico, o boletim Focus teve influência sobre o dólar. "O mercado já precificava a queda da atividade econômica, mas o IPCA surpreendeu, assim como o cenário de juros mais complexo para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que ocorre em março", afirma Indech. (da Folhapress)

 

Fonte:

Jornal de Hoje