Bolsa cai 1,8% no dia e acumula baixa de 7,87% na semana

09/01/2009

Dados positivos sobre a economia norte-americana divulgados nesta reduziram a tensão nos mercados mundiais, mas não foram suficientes para fazer as Bolsas de São Paulo e Nova York encerrarem em alta.

O Ibovespa (Índice Bovespa, o principal da Bolsa brasileira) fechou em queda 1,8% nesta sexta-feira e acumulou baixa de 7,87% na semana. O índice nova-iorquino Dow Jones, o mais importante do mundo, também apresentou instabilidade nesta e terminou o dia com desvalorização de 1,54%.

VARIAÇÕES DA BOLSA
No dia -1,80%
Na semana -7,87%
No mês -2,70%
No ano +19,00%

O dólar caiu 1,71% nesta sexta-feira e fechou cotado a R$ 1,895 na venda, na maior queda em um dia desde junho de 2006. Ainda assim, a moeda acumulou alta de 1,99% na semana.

O governo norte-americano divulgou a notícia de que a economia dos Estados Unidos cresceu 3,4% no segundo trimestre, surprendendo positivamente analistas. Ainda, uma declaração do secretário do secretário do Tesouro dos Estados unidos, Henry Paulson, tentou acalmar os investidores.

Mas, como não houve notícias específicas sobre os setores que mais preocupam – o crédito de risco e o segmento imobiliário – investidores continuaram vendendo ações e os mercados recuaram novamente.

A instabilidade que os mercados de ações enfrentaram nesta semana foi desencadeada por notícias que intensificaram as preocupações dos investidores. Saiba quais são as principais delas e por que elas afetam as Bolsas de Valores

CAIU POR QUÊ?
Desorientados
Sem nenhum acontecimento que pudesse modificar as preocupações em relação ao crédito e ao setor de imóveis, mas com informações sobre uma melhora surpreendente no PIB americano, os investidores ficaram desorientados e a Bolsa brasileira registrou fortes oscilações, acompanhando Nova York.

Na tentativa de acalmar os ânimos, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o secretário do Tesouro do mesmo país, Henry Paulson, fizeram declarações enfatizando a solidez da economia norte-americana.

TAM ensaia recuperação
As ações da TAM, que caíram mais de 20% entre a tragédia no aeroporto de Congonhas e ontem, estiveram entre os cinco papéis mais valorizados da Bovespa nesta sexta-feira. Fecharam o dia em alta de 2,72%.

A empresa que mais se valorizou hoje foi a Sadia. Ontem, a companhia divulgou que seu lucro saltou 522% no segundo trimestre. Hoje, suas ações subiram 5,84%. Os resultados mostram que o dia foi mais positivo que ontem, quando todos os 59 papéis do Ibovespa fecharam em baixa.

(Com informações da Reuters)

Fonte:
Uol Economia