Bolívia tem foco de aftosa e Brasil suspende importação de carne
09/01/2009
A identificação de um foco de febre aftosa na Bolívia gerou ontem a suspensão da compra de carnes e laticínios. O Brasil já mandou reforços à vigilância instalando barreiras sanitárias nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, que fazem fronteira com o país vizinho.
O Ministério do Desenvolvimento Rural da Bolívia informou que o foco da doença foi detectado na localidade de Cuatro Cañadas, na região de Santa Cruz, a leste do país. O órgão ainda não decidiu o que fazer com os cinco animais infectados com a doença, que estão em quarentena.
Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) já foi informada e suspendeu todas as exportações para evitar a disseminação da doença.
O vírus encontrado é do tipo “O”, o mesmo que contaminou rebanhos no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul no fim de 2005, prejudicando a exportação de carne do País, que tem o maior rebanho comercial do mundo, com 205 milhões de cabeças de gado.
O governo brasileiro argumenta que deve haver uma coordenação no combate da febre aftosa entre todos os países do Mercosul. A doença, apesar de não ser contagiosa para os humanos, gera altos custos comerciais no gado.
Fonte:
clicabrasilia