BNDES reduzirá em 1,5 ponto custo de empréstimo do banco

14/05/2009

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta quarta-feira que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reduzirá em 1,5 ponto percentual o custo do empréstimo cobrado pela instituição de fomento.

Em janeiro, diante da falta de investimentos provocada pela crise financeira mundial, a equipe econômica havia confirmado a liberação de R$ 100 bilhões em recursos adicionais para o BNDES como forma de aumentar o crédito a empresas brasileiras.

"Na taxa de juros daquela transferência de R$ 100 bilhões ao BNDES, nós tínhamos pactuado uma taxa que era TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, hoje em 6,25%) mais 2,5%. Nós vamos reduzir para TJLP mais 1%, portanto uma redução de 1,5 ponto percentual do que o Tesouro vai transferir para o BNDES", explicou Mantega após reunião do grupo de acompanhamento da crise financeira.

"Isso signifca que o BNDES terá um funding mais barato e poderá reduzir as taxas que ele está emprestando ao setor privado", disse. "Isso é uma opção do BNDES, e o Tesouro vai bancar essa diferença", confirmou o ministro, lembrando que as recentes reduções da taxa Selic reduziram o custo de captação do banco.

A redução do custo do empréstimo via BNDES será colocada em prática por meio de uma medida provisória (MP) a ser editada nos próximos dias.

Fonte:
Terra