Bit 2009: Brasil quer ampliar oferta de destinos na Itália
19/02/2009
Com 306 metros quadrados de estande, o Brasil iniciou hoje (18/02), sua participação na 29ª edição da Bolsa Internacional de Turismo da Itália, que acontece de amanhã até domingo, no complexo Fiera Milano, em Milão. Liane Galina, consultora do Escritório Brasileiro de Turismo na Itália, comandou, ao lado de Enrico Antinoro, coordenador de Ações Promocionais da Embratur, reunião com 35 cooperados que participam da feira, entre eles: Feira das Américas, CTI-NE, Amazonas, Bahia, Maranhão, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tam, Tap, Superclubs, Pestana, Sol Express e Tivoli Ecoresort Praia do Forte.
Liane Galina destacou que o objetivo em 2009 não vai ser aumentar o leque de operadores que vendem o Brasil: "Queremos ampliar a oferta de destinos. Esse ano ja entrou Florianópolis no catálogo, por exemplo, antes era somente o Nordeste", constatou. "Em 2007, 96,8% dos turistas italianos declararam ter a intenção de voltar ao Brasil", justificou. Dois outros segmentos a serem trabalhados este ano são o Luxo e Eventos: "Na Itália, o Brasil não é visto como produto de luxo ou de negócios, mas queremos os turistas com maior poder aquisitivo", disse.
Liane apresentou ainda Marta Marchi, da agência de Relações Públicas Cohn & Wolfe, contratada pela Embratur para ajudar os cooperados no contato com a imprensa. Ela incentivou ainda a participação dos presentes no roadshow italiano TTG, que acontece no segundo semestre. Amanhã, às 16h, acontece um coquetel no estande da Embratur para agentes de viagens italianos convidados dos cooperados. Já nos dias 21 e 22, o público final poderá apreciar show de Bossa Nova às 14h, 16h e 17h.
Em 2007, 19 milhões de italianos fizeram viagens ao exterior, sendo três milhões de longa distância. Desses, 268 mil foram ao Brasil. Entre os destinos mais visitados estão Rio de Janeiro, Salvador e Natal para Lazer e São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para Negócios e Eventos.
A BIT deve ultrapassar a marca do ano passado de cinco mil companhias procedentes de 152 países. Segundo os organizadores, a estimativa é de superar também a marca dos 155 mil visitantes registrada em 2008, dos quais 108.500 eram profissionais.
Fonte:
Mercado e Eventos