BID: reunião servirá para mostrar que América Latina está pronta para crise
09/01/2009
Bogotá, 31 mar (EFE).- O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, afirmou que a reunião anual do BID em Miami, entre 4 e 8 de abril, será um bom cenário para permitir à América Latina e ao Caribe mostrar que “estão bem preparados” para enfrentar a crise econômica dos Estados Unidos.
Em entrevista publicada hoje pelo diário econômico “Portafolio”, de Bogotá, o funcionário do organismo indicou que o fato de ter sob um mesmo teto os ministros da fazenda e um bom número de presidentes dos bancos centrais será a oportunidade adequada para mostrar o que está sendo feito para enfrentar a situação.
“Os números do ano passado foram em geral muito bons e esse impulso continua, apesar de haver mais nuvens de tempestade do que antes. Há grandes possibilidades de que no segundo semestre haja uma recuperação e que o contágio de outras economias diferentes da dos EUA seja limitado”, disse.
A reunião do BID terá sua abertura formal na segunda-feira 7 de abril, mas desde esta sexta-feira serão realizadas atividades acadêmicas que precedem a reunião.
Moreno indicou que durante 2007 foram aprovados empréstimos e garantias por US$ 9 bilhões, “mais de 40% acima do colocado em 2006”.
Este ano o programa de atividades da reunião inclui um seminário sobre alianças que se concentrará na crescente influência de doadores privados e corporativos na promoção de novas idéias para combater a pobreza.
No evento, na sexta-feira 4 de abril, discursarão o presidente da Microsoft, Bill Gates, e o presidente do BID, Luis Alberto Moreno.
Fonte:
Efe