BCE pode elevar juros se o setor de serviços não melhorar
09/01/2009
FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu precisará elevar a taxa de juros a menos que o setor de serviços na zona do euro melhore sua produtividade e ajude a conter preços mais altos de commodities, afirmou o membro do conselho da instituição, Lorenzo Bini Smaghi.
Os preços de commodities continuarão subindo e colocarão mais pressões inflacionárias, a menos que mudanças tecnológicas levem a uma maior fornecimento ou grandes economias, escreveu Bini Smaghi em coluna no Financial Times publicada nesta sexta-feira.
A credibilidade dos bancos centrais também será seriamente danificada se eles tratarem os preços mais alto das commodities como um evento isolado ou aumentarem suas metas de inflação para se acomodarem, acrescentou.
“A experiência mostra que se for deixado espaço para inflação, o preço que se paga para reduzí-la depois será ainda mais alto”, apontou. “O banco central deve agir em último caso se isso for necessário para manter a estabilidade dos preços. Todos devem estar cientes disso”.
Bini Smaghi afirmou que o setor de serviços na zona do euro precisa acompanhar as recentes melhoras na produtividade nos Estados Unidos, sugerindo que é hora de ressuscitar o plano de criar um único mercado de serviços na Europa, conhecido como diretiva Bolkestein.
Fonte:
Reuters
Peter Starck
Uol Economia