BC aumenta previsão de crescimento do PIB em 2007 de 3,8% para 4,1%

09/01/2009

BRASÍLIA – O Banco Central (BC) elevou para 4,1% a projeção de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007. A informação consta do Relatório Trimestral de Inflação de março. No documento anterior, de dezembro, a expectativa era de expansão de 3,8% da economia brasileira.

No relatório, divulgado hoje, a autoridade monetária destaca que a expansão da atividade econômica deve prosseguir após a “aceleração” generalizada nos últimos dois trimestres de 2006, seja em relação aos setores da economia (Agricultura, Indústria e Serviços) ou aos componentes de demanda (consumo das famílias e do governo, investimentos e comércio exterior).

O BC projeta que os investimentos em equipamentos e capacidade instalada (representados pela formação bruta de capital fixo) devem crescer a um ritmo mais expressivo do que o consumo das famílias, mesmo considerando que a população continuará a se beneficiar de recuperação de renda e acesso ao crédito. Isso sinaliza, segundo a autoridade monetária, uma maior velocidade de expansão econômica nos próximos trimestres.

“As perspectivas quanto à continuidade do aumento da capacidade produtiva no resto do ano são positivas”, resume o relatório. Alguns dos fatores citados pelo BC como incentivo à atividade estão os patamares reduzidos – para os padrões brasileiros – do risco-Brasil e das taxas de juros, além da estabilidade de preços e do otimismo dos empresários.

Fonte:
Valor Online