Banco Mundial: Economia brasileira é a sexta maior do mundo

09/01/2009

Segundo os dados do Programa de Comparação Internacional (PCI), que analisa a paridade do poder de compra, a partir da comparação do valor das moedas dos países, a economia brasileira representa metade da economia da América do Sul.

A economia brasileira equivale a três por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, estimado em 55 mil biliões de dólares, em 2005, estando ao lado de países como Reino Unido, França, Rússia e Itália.

No método de avaliação tradicional do Banco Mundial, quando o PIB de cada país é simplesmente convertido em dólares norte-americanos, entretanto, o Brasil é a sétima maior economia mundial, ao lado da Índia, Rússia e México.

O novo «ranking» do PCI passou a reflectir o valor real de cada economia, com as diferenças corrigidas pelos níveis de preços, sem a influência de movimentos transitórios de taxas cambiais, salientou o Banco Mundial em comunicado.

Os Estados Unidos lideram o «ranking» com a maior economia, seguidos pela China que, pelo novo critério, subiu de quarto para o segundo lugar na classificação geral.

A economia norte-americana é responsável por 28 por cento do PIB mundial pelo critério tradicional e por 23 por cento, segundo a nova forma de avaliação do Banco Mundial.

As previsões da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a representante patronal brasileira, indicam que a economia deverá crescer este ano cerca de 5,3 por cento em relação a 2006.

Um recente estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) indicou que a economia latino-americana crescerá 5,6 por cento neste ano e 4,9 por cento em 2008.

O Panamá lidera o ranking de crescimento económico regional com 9,5 por cento, seguido por Argentina (8,6 por cento) Venezuela (8,5 por cento), Peru (8,2 por cento) e República Dominicana e Uruguai (7,5 por cento).

A previsão da Cepal é de que a economia brasileira crescerá 5,3 por cento neste ano e cinco por cento, em 2008.

Fonte:
Dinheiro Digital