Baixa umidade deixa municípios do Centro-Oeste em alerta

09/01/2009

SÃO PAULO, 11 de outubro de 2005 – Uma intensa massa de ar seco que cobre a região central do país manteve a umidade relativa do ar abaixo de 30% em grande parte do Centro-Oeste na tarde de ontem, sendo que em alguns municípios foram registrados valores inferiores a 20%, o que configura o estado de alerta.
Os menores valores foram observados em municípios goianos, chegando a apenas 15% em Anápolis e a 17% no aeroporto de Goiânia. Já em Barra do Garça (MT), onde o calor atingiu a marca de 40C, a umidade caiu para 18%.

A baixa umidade também atingiu o Distrito Federal, chegando a 23% em Brasília, e outras cidades do Sudeste e do Norte, como Belo Horizonte/MG (28%) e Palmas/TO (27%).

Segundo os meteorologistas, valores de umidade relativa do ar abaixo de 30% já representam riscos à saúde, sendo que entre 20% e 30%, é declarado o estado de atenção e entre 12% e 20%, configura-se o estado de atenção.

As recomendações para os habitantes de regiões nestas condições incluem o aumento da ingestão de líquidos, uma redução das atividades físicas ao ar livre (principalmente nos períodos mais quentes) e a umidificação dos ambientes.

Fonte:
Redação – INFOTempo –
Especial para InvestNews
11/10/2005