Aumento na mistura de biodiesel

29/05/2014

Nesta quarta-feira (28) de maio, a presidente Dilma Rousseff anunciou para julho um aumento de 5% para 6% na mistura obrigatória de biodiesel. 

A alteração será feita por meio de uma medida provisória (MP) que será encaminhada ao Congresso Nacional. Foi anunciado também que a partir de novembro o percentual aumentará para 7%.

O último reajuste na mistura de biodiesel havia sido em 2010, quanto foi instituído o percentual de 5%.

Em discurso, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão afirmou que a medida vai permitir o pleno uso da capacidade de produção de biodiesel no país, beneficiando agricultores familiares e contribuindo na política brasileira de diversificação energética. Um dos maiores entraves para aumentar o percentual do biodiesel no diesel convencional é a capacidade ainda baixa do país, principalmente por falta de investimentos em usinas. Outro problema é que o biodiesel é mais perecível que o diesel convencional, portanto, é mais difícil de estocar.

Ele acrescentou que, com a medida, o país deixará de importar 1,2 bilhão de litros de óleo diesel, reduzindo as emissões de gás carbônico em 23 milhões de toneladas até 2020, posicionando melhor o Brasil nas metas com as quais se comprometeu diante da ONU (Organização das Nações Unidas).

Diogo Mendes

 

Fonte:
Transporte Mundial