Auditoria do TCU aponta déficit de 32 mil professores no ensino médio
20/03/2014
No Brasil faltam pelo menos 32 mil professores com formação específica para lecionar no ensino médio da rede pública de ensino. Os maiores déficits estão nas disciplinas de física, química e sociologia. O problema foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que avaliou a oferta e a qualidade do ensino médio no Brasil em colaboração com outros 28 tribunais de contas.
O relatório mostra, ainda, que existem 46 mil professores que integram a rede, mas não possuem formação específica em nenhuma das disciplinas. Há, também, cerca de 61 mil professores fora da sala de aula (dos quais 40 mil em atividades administrativas, 16 mil em outros tipos de afastamento e 5 mil cedidos a outros órgãos não relacionados à área educacional).
Segundo o relator do processo, ministro Valmir Campelo, “boa parte desse problema poderia ser resolvido com a capacitação desses 46 mil professores que já atuam na rede, ou pela realocação dos 61 mil professores que estão fora da sala de aula”.
Outro problema grave relacionado à política de pessoal nas redes estaduais é o elevado índice de contratação de professores temporários – 30%, em média, no Brasil. Em onze estados, o índice fica na faixa de 40 a 67%.
A auditoria do TCU também avaliou outros eixos temáticos como gestão e financiamento no enisno médio. Foram visitadas 580 escolas por todo o país.
Fonte:
G1