Arranjo Produtivo Local no grande ABC recebe investimentos

09/01/2009

Um dos principais modelos de associação empresarial implementado na região do Grande ABC, o Arranjo Produtivo Local (APL), receberá seu primeiro lote de investimentos diretos, de R$ 1,8 milhão, cuja fonte é o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

O repasse tem como origem uma parceria entre o Sebrae e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, órgão responsável pela coordenação do projeto de APL da região. Pelos planos da agência, os setores de autopeças, ferramentaria e plásticos, considerados como a atual base da indústria de pequeno e médio porte do ABC, receberão os investimentos dessa primeira etapa.

De acordo com a agência, inicialmente o dinheiro terá como destino 50 empresas dos setores descritos acima, localizadas nas cidades de Mauá e Santo André, e depois passará para os demais municípios. Os valores serão repassados durante os próximos 12 meses. Os investimentos terão como objetivo a modernização dessas empresas, gerando maior competitividade dos seus produtos no mercado interno e, futuramente, no início do processo de exportação.

Fonte: Diário do Comércio e da Indústria – 24/05/2004