Argentina leva missão comercial com 110 empresários ao Brasil

09/01/2009

BUENOS AIRES, 22 Mar 2008 (AFP) – Uma missão comercial integrada por 110 empresários e liderada pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, viajará nesta segunda-feira ao Brasil em busca de novos negócios, informou neste sábado o ministério das Relações Exteriores em Buenos Aires.

“Esta viagem permitirá uma presença efetiva das empresas argentinas no mercado brasileiro, com o objetivo de reduzir o déficit comercial que temos com o Brasil”, disse Taiana.

A missão visitará as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, onde estão previstos 900 contatos de negócios com empresários de pequenas e médias empresas, argentinas e brasileiras.

O grupo também participará de um jantar na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Além de Taiana, a delegação terá Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, e Mario Das Neves, governador de Chubut.

“É a maior missão deste tipo já realizada. É importante destacar que são pequenas e médias empresas, com exportações de alto valor agregado”, disse Luis Kreckler, subsecretário do Comércio Internacional da Chancelaria argentina e organizador da viagem.

A missão terá empresários das áreas de alimentos, cosméticos, plásticos, software, fornos e estufas industriais, vinhos e brinquedos, entre outras.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina atingiu em 2007 o total de 25,162 bilhões de dólares, com saldo positivo para os brasileiros de 4,160 bilhões de dólares, segundo o Centro de Estudos para a Produção da secretaria argentina da Indústria.

Fonte:
AFP