Área plantada de grãos pode retroceder 7 anos

09/01/2009

3 de Abril de 2006 – Clima adverso e perda de competitividade pela desvalorização do dólar motivam a crise no campo. A área plantada com lavouras de grãos no Brasil pode cair 21% neste ano, para até 36,9 milhões de hectares, a menor desde 1998. “A crise no campo indica que vamos voltar à área plantada dos anos do governo Fernando Henrique Cardoso”, projeta o analista André Pessoa, da Agroconsult.

No interior do País se multiplicam histórias de agricultores devolvendo tratores, renegociando dívidas e demitindo funcionários. A atual situação da agricultura é resultado de uma equação que envolve três anos consecutivos de quebra da safra em razão de problemas climáticos, a redução dos preços das principais commodities agrícolas, como soja e milho, e a valorização de 18,5% do real frente ao dólar nos últimos 12 meses, tornando o agronegócio brasileiro menos competitivo frente a seus principais adversários, que são Argentina e EUA.

O termômetro da crise pode ser expresso em números. A recessão no campo mostra que o PIB do agronegócio encolheu 4,7% no ano passado e deve fechar com uma queda ainda mais expressiva neste ano.

Produtores agrícolas devedores do crédito rural deverão enviar em massa notificação aos bancos de que não poderão pagar suas dívidas. “Será a maior manifestação de insolvência dos tempos recentes”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Crédito Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Sperotto.

Fonte:
Gazeta Mercantil/1ª Página
Lucia Kassai e Isabel Dias de Aguiar