Após subida exagerada, dólar recua sensivelmente
09/01/2009
O dólar recuava sensivelmente nesta quinta-feira, com o mercado aproveitando o cenário externo mais favorável para corrigir a alta exagerada da véspera. Pela manhã, a moeda norte-americana era vendida a R$ 2,343, com queda de 2,42 por cento.
Na quarta-feira, o dólar subiu 4,76 por cento e chegou a R$ 2,401 na esteira da piora geral dos outros mercados por causa das preocupações com o futuro da política monetária nos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira, com o cenário externo estava calmo, o nervosismo do mercado doméstico também diminuiu.
O risco brasil cedia 10 pontos pela manhã, para 279 pontos-básicos sobre os Treasuries, enquanto os títulos da dívida externa brasileira tinham desempenho positivo. As principais bolsas de valores norte-americanas e européias operavam em alta.
Dados desta manhã mostraram que a economia norte-americana cresceu 5,3 por cento no primeiro trimestre, bem acima do crescimento de 1,7 por cento no quarto trimestre de 2005, mas abaixo dos 5,7 por cento previstos por analistas de Wall Street.
Os preços seguiram sob controle nos EUA, com o núcleo do índice de preços de gastos pessoais subindo 2 por cento, ante 2,4 por cento no trimestre anterior.
As dúvidas em torno do rumo dos juros nos Estados Unidos ainda permanecem, mas a calmaria do mercado permitiu que o real se recuperasse das perdas dos últimos dias.
Fonte:
Correio do Brasil