Após quatro anos, Banco Real vai incorporar rede do Sudameris
09/01/2009
SÃO PAULO – A partir do próximo dia 3 de setembro, todas as agências do banco Sudameris passarão a funcionar sob a bandeira do Banco ABN Amro Real. O início da operação conjunta, que também inclui toda a parte de sistemas, chega após quatro anos da aquisição do Sudameris pelo Real, ocorrida em 2003.
Segundo o presidente do Banco Real e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, o processo de “compreensão da dinâmica” do Sudameris é a principal justificativa para a demora na integração operacional dos dois bancos. A incorporação do Sudameris vai agregar 262 novas agências ao Real, passará a contar com 1.106. Já a base de clientes irá saltar dos atuais 11,33 milhões para pouco mais de 12,69 milhões.
Durante entrevista coletiva realizada hoje, Barbosa fez questão de salientar que não há intenção de demitir funcionários e nem de fechar agências, mesmo aquelas que sejam vizinhas. “O cliente que costumava freqüentar determinada agência vai continuar freqüentando. Não vamos obrigá-lo sequer a atravessar a rua”, explicou o executivo.
Mesmo assim, o Real espera capturar sinergias com a integração. A idéia é oferecer serviços diferenciados para os clientes recém-chegados do Sudameris, como conta universitária e private bank, entre outros. O executivo do Real, entretanto, preferiu não revelar o valor estimado para essas sinergias.
Barbosa disse ainda que a troca das fachadas das agências do Sudameris deverá custar cerca de R$ 70 milhões. O custo das mudanças nas configurações internas das agências, segundo ele, ainda está sendo calculado.
O Banco Real pretende abrir 50 novas agências em 2007, sendo que 17 delas já estão em operação.
Fonte:
Murillo Camarotto
Valor Online