Alitalia poderá perder licença de voo caso não apresente um plano de salvamento

22/09/2008

A Alitalia poderá perder a sua licença de voo no final desta semana caso não apresente um plano que solucione a sua situação económica. A companhia segue agora a procurar possíveis compradores depois das negociações com os sindicatos e outros investidores terem falhado.

A companhia aérea italiana está actualmente a operar com uma licença provisória que foi concedida até ao final desta semana, enquanto decorre o prazo para a apresentação de um plano de salvamento, segundo a página na Internet da BBC.

“Se o plano financeiro não chegar dentro de três ou quatro dias a licença será suspensa” afirmou Vito Riggio, presidente da autoridade de aviação civil italiana (ENAC), citado pela BBC.

Neste contexto o administrador actual da Alitalia, que está a gerir a empresa enquanto esta se encontra em processo de falência, Augusto Fantozzi, pede novas propostas de forma a evitar o seu colapso.

Segundo um comunicado que se encontra no “site” da Alitalia, Fantozzi “convida qualquer um que tenha garantias para a continuação do serviço de transporte aéreo da empresa no médio-prazo”, a apresentar uma proposta, de acordo com a Bloomberg.

Este convite surge depois das negociações de Sílvio Berlusconi, primeiro ministro italiano, com os sindicatos e com um grupo de investidores, que eram vistos como os únicos compradores possíveis, terem falhado.

Surgem agora rumores de que a companhia alemã Lufthansa está interessada em comprar a Alitalia.

O jornal “la Repubblica” anunciou, sem referir onde tinha encontrado a informação, que a Lufthansa estaria interessada em comprar a companhia italiana mas que Berlusconi está a “bloquear” as conversações entre as duas partes, segundo a Bloomberg.

 

Fonte:
Jornal de Negócios