Alitalia está mais próxima de ser o novo ‘satélite’ europeu da Etihad

02/06/2014

O CEO da Etihad, companhia do Abu Dhabi, anunciou ontem que tudo está encaminhado para que a companhia italiana Alitalia, de que o accionista de referência era o grupo Air France – KLM, transite para a sua ‘órbita’, mediante a compra de uma participação até 49%, que segundo algumas notícias poderá ascender a 500 milhões de euros.
“Estamos confiantes de que teremos uma conclusão positiva da transacção proposta à Alitalia”, declarou James Hogan, que defendeu que a aquisição pela Etihad de uma participação na Alitalia será benéfica não só para as duas companhias, como, “mais importante, dará mais escolha e mais amplas oportunidades de viagem para os viajantes de negócios e de lazer de e para Itália”.
A Etihad, cujas aquisições de participações em companhias aéreas europeias (Air Berlin e Aer Lingus) estão a ser avaliadas pela Comissão Europeia, tem argumentado que longe de distorcerem a concorrência, como argumenta por exemplo o grupo Lufthansa, são um impulso à concorrência e, consequentemente, benéficas para os consumidores.
A imprensa internacional refere que o CEO da Alitalia, Gabriele Del Torchio, comentou que é “um excelente desfecho” para a Alitalia e que o investimento da Etihad lhe proporcionará “estabilidade financeira”.
A opção Etihad surgiu depois que, designadamente pela recusa do grupo Air France – KLM de investir acompanhar o aumento de capital da Alitalia, a companhia italiana ter ficado aquém do que necessitava em termos de injecção de capital.
As notícias da imprensa internacional dizem que as negociações entre as das companhias chegaram a um acordo e que falta agora que avancem com a necessária formalização, bem como que tenham a aprovação por parte dos accionistas da italiana.
De acordo com essas notícias, o desfecho das negociações foi anunciado em comunicado conjunto que não especifica pormenores do acordo.
O ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupi, em declarações à televisão avançou no entanto que a Etihad estava disponível para investir cerca de 600 milhões de euros na Alitalia e avançou que o acordo não prevê a criação de uma entidade separada para ‘alojar’ as dívidas da italiana.
Em Fevereiro, Etihad e Alitalia anunciaram conjuntamente estarem em fase final de avaliação da aquisição pela companhia do Abu Dhabi de uma participação na italiana (clique para ler: Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na Alitalia), mas segundo notícias posteriores o processo arrastou-se pelas dificuldades decorrentes da necessidade de um ‘emagrecimento’ da Alitalia, designadamente em termos de pessoal.

Notícias de hoje dizem que, de facto, o acordo prevê um corte na ordem dos 2.800 postos de trabalho, que se espera venha a enfrentar forte oposição dos sindicatos.
Outra condição avançada pela imprensa é a implantação de uma linha ferroviária de alta velocidade para o aeroporto romano de Fiumicino.

 

Fonte:
presstur